sábado, 14 de novembro de 2009

Do baú das recordações

Quem os viu e quem os vê !

Todos temos o nosso baú das recordações, seja em sentido figurado, seja em sentido real. O meu até existe na verdade, nele guardando todo o espólio documental e de imagem que vai ficando das viagens, para servir de suporte ao seu relato neste meu espaço.

Mas também por lá está o material que contém muitas das imagens de há umas décadas atrás, as da família e as outras, mesmo que em formatos que obrigam a tratamento de muita paciência, para as converter em digital e daí poderem ser editadas.

As que hoje aqui apresento, vieram dum pequeno filme em película no formato Super8 mm., ainda sem som, e têm cerca de 30 anos. Os locais: jardim da Praça do Município do Fundão e parque infantil das Donas.

As figuras principais dão pelo nome de Vera, David, Vasco e Ricardo e, naturalmente, agora já são bem grandinhos.

Mas reparem no vídeo: há quem mostre já muito jeito para o pedal... só que em baixa rotação. Hoje já não é assim.

sábado, 7 de novembro de 2009

A desembebedar é que custa !!!

Viajando no tempo
Em época de castanhas e jeropiga, ocorre-me recordar um episódio da que chamei como a minha primeira grande viagem, para cumprir a comissão de serviço militar em Angola, entre 1967 e 1969, com relato no Pad/1245
Foi então que experimentei o desagradávlel efeito da ressaca a uma bebedeira e, ainda hoje, parece que sou tomado por uma certa agonia, quando recordo os dias seguintes, até regressar ao bem-estar físico do antes da bebedeira. Custou bastante.
As circunstâncias são, normalmente, boas adutoras para se chegar a esse estado. No caso foi o baile de finalistas da Escola Industrial e Comercial de Salazar, em que os companheiros de mesa foram enchendo o meu copo com whisky, que eu ia bebendo sem me dar conta, até quase despejar a garrafa.
Em pouco mais de duas horas, quase ia ficando em coma.
E a traduzir a verdade da situação, o meu compadre Feneja tem esta lapidar frase: a desembebedar é que custa !!!
Mas para resolver o problema, aplica então outra frase: evita a ressaca... mantém-te bêbedo !!!
Será ...???