segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Deus Tem Sido Meu Amigo

Afirmar publicamente a nossa crença religiosa, não é coisa muito simples de fazer. Há sempre um grande constrangimento.
E a razão para tal constrangimento deriva do facto de estarmos sempre muito preocupados com o que os outros pensam da nossa atitude e dos seus eventuais comentários perante a nossa postura, face à religião.
É certo que a falta de coerência entre os princípios doutrinários de uma religião e a prática diária face à sociedade, leva as pessoas a serem pouco afirmativas, precisamente por terem a noção de "não dar a bota com a perdigota" em muitos momentos das suas vidas, ou seja, darem-se conta das contradições entre o que se professa e o que se pratica.
Porque, o ser-se coerente em todos os aspectos, ao longo de uma vida, não é fácil de conseguir.
E só isso pode trazer a verdadeira tranquilidade à consciência. E só isso pode evitar os constrangimentos.
Se bem que o arrependimento, sincero, possa ser sempre a forma de alcançar essa tranquilidade de espírito.
Claro que não pode haver lugar a consciências balofas, cuja preocupação é serem avaliadas mais pelas  exibições do que pelas acções.
Também a afirmação de que se acredita em Deus, não é fácil.
E mais difícil ainda, é dar testemunho da presença de Deus, dizendo como se interpretaram os sinais da Sua presença e porque foi entendida como uma presença de Amigo.
Eu cometi essa ousadia.
E fi-lo em livro.
Para que não restem dúvidas.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Memórias de um recruta - já em livro

Embora grande parte do seu conteúdo tivesse sido postado aqui,de forma progressiva desde há uns tempos atrás, agora já se encontra definitivamente encerrado o livro, com o mesmo nome.
Contém o relato de algumas peripécias, que começam com a ida à inspecção, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários do Fundão e terminam na ida para Angola, em comissão de serviço.
Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas e Regimento de Artilharia Ligeira nº.2, em Coimbra, são os palcos onde decorrem os episódios relatados no livro.
Sobre a comissão de serviço em Angola, foi publicado o livro "Pelotão de Apoio Directo 1245 - no palco da guerra".

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ninguém é profeta na sua terra... mas o mundo é tão grande !

Pelo sistema da auto-publicação, que algumas editoras nos proporcionam, fiz até agora a publicação de cinco livros. O sexto está em revisão.
Pequenas histórias ou narrativas baseadas em experiências e vivências pessoais, que ficam desde logo disponíveis na internet, através dessas editoras.
O que pode dizer-se, de cada um dos livros, é que são uma obra minha, a 100%.
Só não sei fazer a sua impressão em papel.
E porque me entrego a esta tarefa ?
Apenas como passatempo.
É verdade.
Mas faço-o como se fizesse a coisa mais importante da minha vida.
Porque é feita com o maior prazer.
E sem fazer exigências de qualquer espécie em relação ao que escrevo.
Nem mesmo um simples “gosto”, quando o assunto é referido no facebook.
Dizia-me um dia o saudoso Amigo Cónego Mário de Almeida Gonçalves: foi pena que tivesse começado a escrever tão tarde… mas ainda está a tempo de fazer umas coisas interessantes.
Que continuasse. E eu continuei. Com o seu incitamento.
Retenho essa frase, que me serve de estímulo e orientação.
Nas publicações que também faço na editora brasileira Bookess, um leitor que apenas se identificou como Domingos, deixou este comentário sobre o livro “Chão de Alverca-refúgio da memória”:
“Excelente Livro... Nasci nos anos 8O, más ainda guardo breves lembranças dos meus falecidos avôs, agricultores que ainda trabalhavam a terra à moda antiga na região do Barroso...”.
Concedeu-lhe a classificação de 5 estrelas.
É um comentário que me gratifica extraordinariamente.
E surge agora esta mensagem do Director Editorial da free-eBooks.net, em lingua portuguesa, manifestando interesse em publicar as minhas cinco obras.
Mantemos o contacto, no sentido de viabilizar o seu convite.
Se os livros já circulavam pelo mundo através das editoras, por este meio podem chegar  ainda mais longe, principalmente aos leitores dos países lusófonos, tornando possivel a sua leitura electrónica.
Que maior retorno poderia eu desejar ?
Afinal de contas, há gente por esse mundo além, que não anda distraída… !
E se ninguém é profeta na sua terra, também já ninguém está metido dentro de quatro paredes, porque todas as paredes têm hoje uma janela aberta ao mundo.