sábado, 14 de setembro de 2013

Viagem com "música no coração"

Nem sempre o que o coração deseja, o ser físico consegue alcançar.
Mas não foi o caso, uma vez mais.
Graças a Deus que, também este ano, os objectivos que havia definido para as visitas a fazer através de uma viagem, foram alcançados, embora condicionados pelas datas permitidas pela minha ocupação profissional.
É certo que, ainda antes de dar inicio à mesma, não foi a música que tomou conta do meu coração, mas sim a tristeza pelo falecimento de uma irmã, que em pequeno foi uma segunda mãe para mim, que não pude acompanhar no último adeus, porque iria perder o que investira na viagem. Com amargura me confortei, dizendo para comigo: a vida tem de continuar.
Ao longo dos anos, fui vendo, por diversas vezes, o filme "Música no Coração", desde que ele surgiu em 1965.
Há poucos anos atrás, vi também o musical de Filipe La Féria baseado na mesma história e, sem dúvida que por essa influência, passei a alimentar a ideia de uma visita aos lugares onde o filme foi rodado - Salzburgo e Tirol austríaco.
Mas o programa escolhido oferecia muito mais que isso, podendo dizer que, no que a beleza natural se refere, superou as minhas expectativas, pelos recantos maravilhosos que toda a Baviera, Tirol e capital austríaca, que agora foi revisitada, nos oferecem.
Era o 1º. dia do programa e dia de aniversário da minha cara-metade.
Com  três horas de atraso na partida do voo, à chegada a Munique esperava-nos Dora, a simpática guia do circuito Nortravel, que haveria de nos acompanhar até final.
Depois de alojados, foi numa cervejaria local que o jantar nos foi servido, com o tradicional pernil no menu.
O 2º. dia de programa, começou com a panorâmica ao centro histórico de Munique, que nos permitiu apreciar a grandiosa avenida Ludwigstrasse, a Max Joseph Platz e seus teatros ao redor do Palácio Real, assim como o espectacular edifício da Câmara Municipal, na Marienplatz.
Aí nos colocámos de cabeça no ar, olhando a torre do edifício fronteiriço, para assistir ao espectáculo que o relógio nos proporcionou, na pantomina dos seus bonecos dançantes.
Estando em Munique, não conseguimos fugir à triste recordação do atentado de que foi vítima a equipa de Israel, nos jogos olímpicos de verão de 1972.
Partindo em direcção a Fussen, foi-nos proporcionado o almoço, após o qual se fez a espectacular visita ao Neuschwanstein, o castelo mandado construir por Luís II da Baviera, o rei que foi chamado de louco  e que viria a aparecer morto em circunstâncias misteriosas, dizendo-se ter sido a forma de acabar com a sua extravagante e megalómana maneira de viver, malbaratando os rendimentos do reino na construção de palácios luxuosos e dum castelo que nada tinha a ver com necessidades de defesa.
Neuschwanstein é esse claro exemplo, tendo servido de modelo, pela sua extravagância, para Walt Disney conceber os castelos dos seus contos de fadas.

Mas para além de toda a extravagância, o interior mostra também uma concepção visionária, que ia muito para além do seu tempo, levando os  turistas que agora visitam esta obra prima, a bendizer a loucura do rei Luís II da Baviera.
A terminar o dia, a viagem prosseguiu para Innsbruck através dos Alpes Bávaros, onde uma arreliadora avaria do autocarro nos interrompeu a marcha em plena paisagem tirolesa, mas que depressa foi superada, com um autocarro de substituição a levar-nos até àquela cidade.
O 3º. dia de programa apanhou-nos em Innsbruck, para conhecer esta linda cidade, com uma visita ao Museu Tirolês de Artes e Tradições Populares "Tiroler Volkskunstmuseum", referenciado como o mais belo e importante da europa, no seu género.

Após o almoço, a visita fez-se a algumas típicas e sempre floridas aldeias  tirolesas, onde o turismo se faz em grande escala à custa dos desportos de inverno, sendo possível o alojamento nas casas dos próprios habitantes locais, para além dos hotéis existentes.
A findar o dia e acompanhando o jantar, foi-nos proporcionado um espectáculo do genuíno folclore tirolês, do qual se dá uma ideia neste pequeno vídeo.
Para o 4º. dia de programa esperava-nos o deslumbramento de umas paisagens inigualáveis no Tirol italiano, com a visita a Cortina d'Ampezzo e Misurina, sendo a primeira uma estância de férias frequentada pelo jet-set italiano e internacional desde o século XIX.
Misurina surpreende-nos pela envolvência das imponentes montanhas alpinas, Dolomitas, que a UNESCO considerou "uma das mais belas paisagens de montanha do mundo", a que se junta a beleza de um lago de águas puras e cristalinas, tidas como potáveis no estado em que se encontram.
Depois deste manjar de beleza, que nos deixa a alma bem saciada, foi o calmo regresso ao nosso alojamento ainda em Innsbruck.
No 5º. dia do programa, esperava-nos a terra natal de Mozart e cidade dos Príncipes Arcebispos - Salzburgo, que foi visitada na companhia de guia local, levando-nos a conhecer locais como os jardins do Palácio Mirabel, as margens do rio Salzach, a antiga rua comercial Getreidegasse, também famosa pelas suas tabuletas em ferro forjado e por se encontrar ali a casa deste famoso compositor, o interior da Catedral, o Palácio dos Festivais e outras igrejas. Interessante a explicação e o conhecimento proporcionado sobre a existência do sal-gema no interior daquelas montanhas, assim dando origem aos nomes iniciados por salz.
Nessa tarde ainda foi possível fazer uma visita panorâmica a Gaisberg e conhecer o interior do Palácio Hellbrunn, que se tornou famoso pelos jogos de água no seus jardins, idealizados pelo Arcebispo Marcus Sitticus, apanhando desprevenidos alguns dos companheiros e de outros turistas, quando repuxos dissimulados entravam em funcionamento.
O 6º. dia do programa começou com a partida para Salzkammergut, uma região maravilhosa de lagos, montanhas e aldeias, que pela sua beleza foi escolhida para a rodagem de paisagens do filme "Música no Coração", tal como outros lugares por nós visitados no dia anterior em Salzburgo, também foram escolhidos, nomeadamente os jardins do Palácio Mirabel. As aldeias de St. Wolfgang e St. Gilgen foram duas dessas maravilhosas aldeias, sendo possível observar em St. Gilgen  a casa onde viveu a mãe de Mozart.
Deixando para trás aquelas maravilhosas paisagens, ainda nesse dia foi o nosso alojamento em Viena.
O 7º. dia do programa, em Viena, começou com um circuito panorâmico orientado por guia local, sendo para mim a repetição de visita anterior. Mas Viena é sempre uma grande atracção e mesmo que o tema sobre a história se repita à volta dos Hofburg e de figuras como o imperador Francisco José e a imperatriz Sissi, a atracção por esta imponente capital é inesgotável, como inesgotáveis são os pontos de interesse, os quais ficaram para as visitas de iniciativa pessoal, durante a tarde, aproveitando alguns para assistir a um concerto num dos teatros da cidade.
Ao princípio da noite foi-nos destinado o jantar na localidade de Grinzing, numa zona produtora de vinhos do bosque de Viena, com as populares "heuriger" ou tavernas típicas, onde se vende o vinho de produção própria e é servida a ementa tradicional. Também aqui, houve animação musical.
O 8º. dia e último do programa, disponibilizou um longo período de tempo até à hora de rumarmos ao aeroporto, para o qual a guia possibilitou a alternativa entre as visitas de iniciativa pessoal na cidade ou a deslocação para conhecer o bosque de Viena.
A opção pessoal foi o bosque de Viena, que permitiu conhecer o Convento dos Beneditinos, onde foi possível observar invulgares vitrais pretos, o palacete que também foi convento, onde se suicidou Rudolf, filho de Sissi, e a localidade de Baden, onde os banhos e o casino são atracção dos endinheirados berlinenses.
Em Viena ainda foi possível ver a festa dos produtores agrícolas, que se traduziu numa inusitada movimentação na Praça dos Heróis.
E lá chegou o momento de rumar a nossas casas, com um atraso do avião de cerca de duas horas, despedindo-nos da simpática Dora que, no seu português quase perfeito, nos disse ter inventado um novo verbo: "beijinhar".
E a propósito de "beijinhar" aqui ficam muitos beijinhos para ela, assim como uma saudação amiga ao motorista José.