segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

FUNDÃO - onde já houve bandas (3)

Afinal havia outra... ! Quando julgava que... de bandas estávamos falados, eis que sou lembrado que uma outra banda existiu no Fundão. E eu até me recordava dela !
A banda do Abrigo de S. José.
E bastou ir à minha estante consultar o livro "A rapaziada" da autoria do actual director do Abrigo de S. José, César Fatela, e lá estava tudo o que era preciso saber sobre a banda, com imagens e texto de notícias. Constituída pelos jovens que naquela instituição de acolhimento tinham e têm o seu lar, existiu na década de 50 e durou alguns anos, cuja conta não sei precisar. A sua existência antecedeu a criação da banda da A.D.F.- Associação Desportiva do Fundão, também ali sendo noticiado que os instrumentos já vinham da antiga banda União Fundanense, sendo mais tarde cedidos à A.D.F.
Pelo que soube, foi orientada pelo Mestre Cabral, de Louriçal do Campo, Manuel Santos Leitão e António Alves Leitão, do Fundão.
E foi na barbearia, o local onde todas as notícias ainda continuam a ser muito "badaladas", que o Zé Luís "Comanchero", um homem muito dedicado ao folclore e à música, que o assunto foi lembrado e permitiu a recolha destes elementos.