quarta-feira, 7 de março de 2018

Mó em Portimão - Cilindro no Fundão


Uma Mó e um Cilindro de Pedra
A primeira imagem tem mais de 35 anos e mostra-nos o David, a Vera e a mãe Nélita.
Mas também nos mostra a mó de um lagar de azeite no Largo D.João II da baixa de Portimão, que é igualmente conhecido como o Largo da Mó.
Esta mó foi adquirida e lá mandada colocar pelo Município de Portimão, perpetuando a memória desse antigo lagar de azeite que ali existiu – o Lagar do Mariano. Ninguém se preocupou que o nome de Largo D.João II pudesse vir a ser menos conhecido que o nome de Largo da Mó. Simplesmente se preocuparam em preservar uma memória. E se a memória do rei D. João II é importante, justificando ter ali o seu nome, também a de um lagar de azeite tradicional não deixa de ter a mesma importância, dando a conhecer métodos antigos de moer a azeitona para dela extrair o azeite.
Em relação à segunda imagem, lembrei há tempos ao senhor Presidente do Município do Fundão a existência do cilindro em pedra na EN 343 no meio do silvado e mostrei numa montagem fotográfica como seria sugestiva a sua colocação na rotunda do cruzamento com a variante ao Fundão. Foi considerada muito interessante a ideia e fiquei a aguardar que o cilindro para lá fosse mudado, porque uma peça dessas em pedra já não é muito vulgar ver-se. Ainda estou a aguardar.
Não tivesse ela o peso que tem e já há muito a teriam levado do sítio em que ainda se encontra para adornar outro qualquer espaço.
É uma memória com mais de 70 anos. É importante preservá-la.
Imprimir artigoGuardar como PDF

Sem comentários: